13/01/2012
Roupas de compressão reduzem perda energética do atleta
Roupas de Compressão

Por William Tavares

Sabe aquelas roupas que alguns corredores e atletas amadores usam para disputar provas de corrida de rua, ciclismo, entre outras? Elas não são pura estética. A roupa de compressão, utilizada também para se exercitar em academias de musculação, conquistou seu espaço entre os esportistas. A promessa é de uma melhoria no rendimento do atleta e a diminuição da perda energética.

Quem explica mais detalhada a função das roupas de compressão é Leonardo Azevedo, fisioterapeuta e consultor técnico da Fartlek, uma loja especializada em artigos de corrida. "As roupas de compressão são feitas de um material elastano (grande elasticidade). Para a atividade física, é utilizada a roupa de média compressão, que serve para comprimir a musculatura, diminuindo a fadiga e auxiliando no processo de recuperação muscular", explica Leonardo.

Este é o mesmo sentimento de Eide Araújo. "Faço uso de meias de compressão em corridas de curta e longa distancia e sinto melhor desempenho no movimento da corrida, achando mais leve e sem dor ou cansaço", analisa a atleta. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte não tem uma posição sobre o assunto, mesmo assim a popularidade das roupas está aumentando. O mercado oferece meias, polainas, calças, bermudas, camisetas, macacões, todos com o tipo de tecido. 

Eide,Marines,Nanda,Karla e Henrique

Alguns atletas de destaque já utilizam o tipo de tecido. A maratonista inglesa Paula Readcliff bateu o recorde mundial feminino dos 42 quilômetros na Maratona de Londres usando polainas compressivas até os joelhos. Foi inspirada nela que a corredora Marinês Melo decidiu usar o produto. "Iniciei o uso com roupas de compressão lendo um artigo na internet da maratonista Paula Hadcliffe sobre as meias. Achei curioso e aderi em 2008 na minha primeira maratona. A partir daí continuei também com roupas de compressão para pedalar e nadar", explica Marinês.

Já a atleta Karla Freitas acredita que a roupa auxilia na postura de quem pratica exercícios. "A roupa de compressão além do conforto que proporciona, dá uma segurança postural ao atleta em movimento", conta a corredora.

fOTO- Álvaro Roberto
Carolina Dantas - FEMME

No Recife, um dos locais onde é possível encontrar as roupas de compressão é a Fartlek. A loja possui produtos voltados para atividade física, em especial os esportes amadores como corrida de rua e ciclismo. A Fartlek fica na Avenida Rosa e Silva 1749, loja 05. Outras informações pelo telefone (81) 3033-3385.

 

GOOGLE
MYSPACE
DIGG

/calculadora

Ritmo

KM
h m s

IMC (massa corporal)


/facebook